DTS 100. QUALIFICAÇÃO
|
Exame de Qualificação consiste na apresentação de uma monografia, em formato tradicional, contendo os elementos pré-textuais e pós-textuais (Referências, Apêndices e Anexos, sendo os dois últimos opcionais), além de: Introdução, Objetivos, Revisão da literatura, Metodologia ou Material e Métodos, Resultados e Discussão, Cronograma de atividades e Conclusão. Em se tratando de um programa da área interdisciplinar, os elementos textuais podem ser tratados de forma integrada no corpo do texto. |
DTS101 – METODOLOGIA: INSTRUMENTOS DE PESQUISA
|
A disciplina Metodologia da Pesquisa tem o objetivo de, por meio de instrumentos de pesquisa, estimular os pós-graduandos a buscarem motivações para encontrar respostas às suas indagações, respaldadas e sistematizadas em procedimentos metodológicos científicos. Para tanto, a disciplina apresenta o arcabouço teórico sobre métodos quantitativos e qualitativos em pesquisas interdisciplinares e com foco em ciências sociais e ciências sociais aplicadas. |
DTS 102. TEORIA DO DESENVOLVIMENTO
|
A disciplina localiza o tema “desenvolvimento” a partir das dinâmicas estabelecidas na sociedade, em perspectivas multidisciplinares, e parte da concepção de que as discussões contemporâneas sobre desenvolvimento estabelecem relações com a economia, a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, propõe abordar as seguintes questões: diferentes concepções e ideias de desenvolvimento; desenvolvimento e sustentabilidade; desenvolvimento versus crescimento socioeconômico; papel do Estado e das políticas de desenvolvimento; interferências e interfaces externas do desenvolvimento mundial: as tensões nas esferas local, regional e global. |
DTS 103. TECNOLOGIAS: CONTEXTOS E DIMENSÕES SOCIAIS
|
Diferentes e divergentes contextos de tecnologias; Tópicos de sociologia da tecnologia; A relação entre a organização social e a tecnologia; O ser humano, a sociedade e o desenvolvimento tecnológico na sociedade pós-industrial; Transformações tecnológicas associadas aos diversos aspectos da vida social; Diversidade de produções tecnológicas. |
DTS204. ORGANIZAÇÕES SOCIOPRODUTIVAS E TERRITÓRIO
|
Estudo e análise de questões teóricas para a construção de uma visão crítica sobre o tema de organização socioprodutiva, desenvolvimento territorial e constituição de estruturas de governança. Prioriza o enfoque no conceito de território, organização e arranjos socioprodutivos. Desafios da gestão das organizações socioprodutivas. Economia e desenvolvimento local. |
DTS 205. ESTADO: POLÍTICAS SOCIAIS E PÚBLICAS
|
Busca-se apreender as tensões, pressões e exigências da sociedade, das organizações, públicas e privadas, do indivíduo, dos movimentos sociais e instituições sobre o papel organizativo do Estado na contemporaneidade. Dentro desse contexto contempla: conceitos de Políticas Públicas e Políticas Sociais; contextualização das tendências teóricas da organização pública em tempos de processos de globalização e de redemocratização do Estado; as características e a organização da esfera pública; as políticas sociais como espaço de atuação do Estado contemporâneo; planejamento, execução e avaliação de Programas e Projetos Sociais. |
DTS 207. ORGANIZAÇÃO URBANA E SUSTENTABILIDADE
|
Introdução: urbanização e sustentabilidade. Evolução das cidades e o impacto das tendências urbanas na sustentabilidade. Agentes e Elementos na Organização Urbana: Identificação e análise dos principais agentes que influenciam a organização urbana, incluindo governo, comunidades e setor privado. Elementos produtores do espaço urbano, incluindo planejamento, uso do solo, arquitetura e transporte. Dinâmica Urbana e Infraestrutura: Compreensão da dinâmica urbana, migração, crescimento populacional e distribuição espacial. Análise da infraestrutura urbana, incluindo transporte, energia, água e resíduos. Exploração de estratégias para tornar a infraestrutura mais eficiente e sustentável. Ambiente Construído e Desenvolvimento Sustentável. Estratégias de desenvolvimento sustentável, incluindo o uso de energia renovável, conservação de recursos e design ecológico. Cidades Inteligentes: Definição e conceitos de cidades inteligentes. Tecnologias e inovações para tornar as cidades mais eficientes e sustentáveis. Desafios Contemporâneos em Urbanização Sustentável: Exploração de desafios contemporâneos, como mudanças climáticas, resiliência urbana e justiça social. |
DTS 208. MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
|
A disciplina tem como finalidade proporcionar conhecimentos sobre a infraestrutura de vias urbanas e a mobilidade urbana em transporte para profissionais que não têm formação específica na área, nivelar conhecimento dentre grupos multidisciplinares, ainda realizar discussões voltadas para garantir a mobilidade de segmentos sociais de baixa renda e de pessoas portadoras de necessidades especiais. Para tanto, concentra-se em temas voltados para conceitos de mobilidade urbana sustentável: transportes sustentáveis e inteligentes; transporte público urbano; micromobilidade; modos ativos de transportes, caminhabilidade e acessibilidade. Política Nacional de Mobilidade Urbana e Plano Diretor; Indicadores para a Mobilidade Urbana Sustentável. |
DTS 209. PODER LOCAL E DESENVOLVIMENTO
|
O processo de redemocratização do Brasil, a partir de 1985, trouxe consigo consequências significativas às formas e aos modos de instrumentalização do poder, colocando em evidência a ideia político-administrativa de autonomia dos municípios, de cidadania, de comunidade, como elementos centrais na sustentação de modelos diferentes e participativos de desenvolvimento. Em face dessas tendências a disciplina se dispõe em refletir sobre: Políticas Públicas: entre o local e o global; Políticas de desenvolvimento local e regional; Poder Público e produção do espaço urbano; Planejamento e Gestão Urbana no Brasil: aspectos históricos. |
DTS 212. DESENVOLVIMENTO E CULTURA
|
Historicamente o conceito de desenvolvimento vem se transformando de acordo com os ditames econômicos. No entanto, tais determinações têm sido revistas em face de uma visão mais ampliada do conhecimento. Diante de processos dinâmicos das sociedades e de suas respectivas economias, determinar o desenvolvimento de modo pontual, monolítico, linear e centralista é atualmente um paradoxo. O desenvolvimento é polissêmico. Fruto da cultura, desenvolve uma visão de mundo particularizado refletindo, por um lado, a cultura local, suas particularidades, essências e matizes e, por outro, o desenvolvimento globalizado, padronizado e sem fronteiras. Assim, a diversidade, marca da cultura por definição, se coloca na efígie da mesma moeda do desenvolvimento. A concepção de desenvolvimento e suas facetas interagem com questões relacionadas à visão de mundo do Homem. A disciplina pretende trabalhar temas como: Processos investigativos da cultura: evolucionismo, colonialismo; organicismo social; funcionalismo; diversidade cultural; culturalismo; estruturalismo; diferentes processos civilizatórios; Relação centro e periferia; Civilização e trabalho: trabalho, história e organicidade social; Global e Local; Hibridismos e Complexidade. |
DTS 213. GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA A INOVAÇÃO
|
A disciplina trabalha as questões da gestão pública e privada, no sentido de refletir sobre as tendências de fomento à inovação no campo das organizações, da geração de renda e sociedade, focando os seguintes aspecto: Estado da arte em Gestão da Informação; Estado da arte em Inovação; Sistemas de Informação na Empresa; Inovação através de Sistemas de Informação; Sistemas de Apoio à Decisão para Inovação; Gestão do conhecimento em Inovação. |
DTS 214. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
|
Fragilidade da vida e desenvolvimento das ciências sociais no campo da saúde; Equidade e saúde: contribuições da epidemiologia; Epidemiologia em Busca da Equidade em Saúde; Impacto das Políticas Sociais e Econômicas nos Perfis Epidemiológicos; A problemática teórica da determinação social da saúde; Modelos de determinação social das doenças crônicas não-transmissíveis. |
DTS 215. PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES SOB A PERSPECTIVA ATOR REDE
|
Interdisciplinaridade: Fundamentos, conceitos e estudo de casos práticos; Visita a laboratórios interdisciplinares e interinstitucionais; A cultura do laboratório; Relações sociais no âmbito laboratorial; Ciências, Novos Materiais e Tecnologias Sociais; Percepção social da ciência e dos pesquisadores. Aspectos sociotécnico e interdisciplinaridade. |
DTS 216. DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR
|
Trajetória histórica do desenvolvimento rural e da agricultura familiar, analisando as diversas alternativas de desenvolvimento, bem como a importância, os dilemas e estratégias dos agricultores familiares, suas trajetórias culturais e econômicas específicas. A luta pela terra e pela reforma agrária. |
DTS 219. CORPO, CIDADES E TECNOLOGIAS
|
A disciplina localiza o tema sobre corpo, cidades e tecnologias numa perspectiva de compreender os sujeitos e os espaços em permanente reconstrução e como tais elementos são afetados pelas tecnologias. O tema se encontra inserido nas dinâmicas estabelecidas nas contradições da sociedade moderna na perspectiva multidisciplinar em que a representação de corpo e cidade estabelece relações entre o sujeito e o espaço. Nesse sentido, propõe abordar, basicamente, as seguintes questões: as tendências de ocupação do solo e as relações com a arquitetura; os processos formativos e a representação de corpo no campo da ciência; as novas configurações dos sujeitos ocuparem as cidades e suas habitações; as tecnologias e a vida em cidades. |
DTS 220. ANÁLISE DE DECISÃO COM ENFOQUE MULTICRITÉRIO
|
Introdução, Elementos, Tipologia das decisões, Multidisciplinaridade em processos decisórios. Problemas Complexos. Modelos de decisão, Etapas do processo, Métodos Qualitativos de Apoio à Decisão, Sistemas de apoio à Decisão; Métodos Multicritério: Escola Francesa, Escola Americana; Estruturação de alternativas e critérios de decisão; Métodos de ponderação, Normalização, Trade-off e Análise de sensibilidade. Aplicações em casos de estudo de processos decisórios diversos. |
DTS 221. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO E EXPRESSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
|
Fundamentos da metodologia científica; normas para elaboração de trabalhos acadêmicos; a comunicação científica; a organização do texto científico. Iniciação à escrita de textos científicos: revistas e indexadores; onde e como publicar; compreender a estruturação de um texto científico e o desenvolvimento da pesquisa científica; a ética na ciência. Apresentação: dicas sobre como tornar uma apresentação mais atrativa; de como se comportar durante uma apresentação (defesa e pôsteres); como melhorar os indicadores de produtividade. |
DTS 222. ERGONOMIA E ERGOLOGIA: PROPEDÊUTICAS A PARTIR DA ATIVIDADE DE TRABALHO
|
Riscos. Segurança normativa e segurança gerida. O papel da norma e sua insuficiência. Conceitos de trabalho, tarefa, atividade, variabilidade, carga de trabalho e regulação. Metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho. Métodos e técnicas de análise de variáveis em ergonomia. Ergologia. Trabalho e usos de si. Normas antecedentes. Corpo-si. Competências. Entidades Coletivas Relativamente Pertinentes. |
DTS223. DESENVOLVIMENTO ORIENTADO AO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL
|
A disciplina tem o intuito de apresentar conceitos importantes de desenvolvimento que que se relacionam com transportes sustentáveis, tratando questões como Problemas de Transportes e Sociedade, o Plano Nacional de Mobilidade Urbana e Impactos causados à sociedade, Acessibilidade. Abordam-se ainda as diretrizes do DOT – Desenvolvimento orientado ao transporte. Por ser um tema multidisciplinar e de análise espacial, apresenta-se ainda métodos e ferramentas de apoio à decisão, como Sistema de Informação Geográfica. |
DTS 228. TECNOLOGIAS E FATORES HUMANOS
|
Tecnologias e Compreensão do Comportamento Humano; Tecnologias e Fatores Sociais; Impacto da Cultura; Engenharia Cognitiva; Estresse e Sobrecarga; Percepção e Processamento da Informação; Interação Homem-Máquina; Controles; Displays; Design e métodos de avaliação para Usabilidade; Engenharia de Usabilidade; Normas e padrões relacionados. |
DTS 229. TECNOLOGIAS PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
|
O objetivo da disciplina é preparar o aluno para o desenvolvimento de projetos construtivos sustentáveis, considerando aspectos históricos, sociais, ambientais, econômicos e técnicos. Serão abordados os seguintes tópicos: Introdução às Tecnologias Sustentáveis e às Construções em Terra; Desenvolvimento Histórico das Construções em Terra no Mundo e no Brasil; Definição das Técnicas Básicas de Construção em Terra; Normas, Códigos e Materiais Usados nas Construções Sustentáveis; Conceitos Básicos do Projeto Arquitetônico e Métodos Construtivos; Construções em Terra como Solução Econômica e Social da Região. Importância das construções sustentáveis para a sociedade. |
DTS 230. INCLUSÃO E DIVERSIDADE FUNCIONAL
|
Deficiência, incapacidade. Inserção, inclusão e integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Legislação e políticas públicas para pessoas com deficiência. Acessibilidade. Ambientes facilitadores. Saúde e segurança no trabalho e pessoas com deficiência: Desafios e perspectivas para acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência com o olhar da saúde do trabalhador. Projetos e tecnologia no contexto da deficiência. |
DTS 313. TÓPICOS ESPECIAIS I: PROJETO DE PESQUISA
|
Espaço de diálogo entre os pesquisadores, professores e pós-graduandos do Programa, com a finalidade de discussão, reflexão e aprimoramento do projeto de pesquisa. As atividades e seminários são ministradas por pesquisadores do programa comparticipação de convidados e subsidiadas por textos de pertinência às pretensões do coletivo de projetos, com ênfase à compreensão do caráter interdisciplinar do programa e as interfaces com as especificidades do conhecimento sobre trabalho gerado pelas diferentes perspectivas teóricas metodológicas. Tem como objetivo o acompanhamento e evolução dos projetos de pesquisa dos alunos. |
DTS 314. TÓPICOS ESPECIAIS II: EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE
|
Espaço de diálogo entre os pesquisadores, professores e pós-graduandos do Programa, com a finalidade de discussão, reflexão e aprimoramento das escolhas e modos de produção de conhecimento no campo interdisciplinar com acompanhamento da revisão da literatura. Trata-se de atividade coletiva de apresentação das pesquisas em formatos de seminários pelos alunos, sob a coordenação de professores convidados e pesquisadores do programa, com a finalidade de avaliação e vigilância epistemológica dentro das perspectivas da área multidisciplinar, a partir de leituras indicadas. Tem como objetivo o acompanhamento e evolução dos trabalhos dos alunos. |
DTS 315. TÓPICOS ESPECIAIS III: RELATOS DE PESQUISA
|
Espaço de diálogo entre os pesquisadores, professores e mestrandos do Programa, com a finalidade de discussão, reflexão e trocas de experiências, em forma de relatos dos resultados investigativos e seminários, com a participação e coordenação de convidados e pesquisadores do programa, com a finalidade de trocas de experiências e aprimoramento das pesquisas desenvolvidas no Programa. |
ACOMPDDTS. ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE DISSERTAÇÃO
|
Consiste em um componente curricular, sem créditos, incluído na Norma dos Programas de Pós-graduação da UNIFEI, em 2016. Fundamenta-se em, semestralmente os docentes e discentes realizarem uma “análise crítica” da pesquisa desenvolvida no mestrado/doutorado, registrando em um relatório seus resultados e as etapas pendentes, bem como ações de correções se necessárias. A coleta de informação é por meio de formulário eletrônico e depois o lançamento da nota dada pelo orientador no componente curricular. |