Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade

Cooperações

Os pesquisadores do programa possuem parcerias e dialogam com pesquisadores de universidades, associações e redes de colaboração de diversos lugares, nacionais e internacionais, as mais atuais a saber:

 

Cooperação Internacional

  • Université du Québec à Trois-Rivières, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) e UNIFEI projeto que trata da Influência das Barreiras à Comunicação e à Gestão do Conhecimento no Sucesso dos Projetos Complexos: Uma Análise Cross Country. (Docente Jeniffer de Nadae)

  • UTAD – Convênio firmado entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real – Portugal) com a UNIFEI com a finalidade de estabelecer as bases para a cooperação mútua entre a UNIFEI e a UTAD , a fim de promover o desenvolvimento da educação e da cultura em nível geral e, em particular, o desenvolvimento do ensino superior, pesquisa científica e inovação tecnológica em especial entre os alunos de graduação dos cursos de Administração (e engenharias afins) e alunos de pós-graduação dos cursos PPG-DTECS e PPG-MPA. (Docente Carlos Alberto Máximo Pimenta e demais docentes do PPG-DTECS).

  • Universidade do Minho (Portugal) Cooperação e integração com investigadores do Instituto de Ciências Sociais, por meio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), especificamente com: Edson Capoano; Pedro Rodrigues Costa, Manoel Gama CECS / Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (Docente Carlos Alberto Máximo Pimenta).

  • Universidade de Cabo Verde (UniCV) – Colaboração com investigadores de Ciências Sociais a partir do “II Colóquio Internacional – Ciências Sociais e disrupções globais: desafios, reposicionamentos e possibilidades de novas respostas”, tendo como interlocutora Maria Celeste Monteiro Fortes (UniCV-Universidade de Cabo Verde). (Docentes Adilson da Silva Mello e Carlos Alberto Maximo Pimenta).

  • CentraleSupélec da Université Paris-Saclay (Paris, France), no Laboratoire Génie Industriel (LGI), coordenado pelo Prof. Bernard Yannou, que se dedica a investigar indicadores de Economia Circular. Essa parceria está em vigor desde o 2021, que começou com um estágio de uma aluna de doutorado do LogTrans, cujos resultados positivos propiciaram o desenvolvimento de um projeto em conjunto que estuda indicadores para Cidades Circulares e Sustentáveis no Brasil e na França. (Docentes: Jeniffer de Nadae e Josiane Palma Lima)

  • Université de Lille, ULILLE, França. Parceria em projeto pesquisa e atividades de pesquisa, visita técnica sobre o tema sustentabilidade e saúde, medidas de radiação UV e poluição do ar para avaliação da expossoma da pele na região norte da França. (Docente Marcelo de Paula Corrêa).

  • Rensselaer Polytechnic Institute (RPI, New York, USA), no Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems (CoE-SUFS), coordenado pelo Prof. José Holguin-Veras. Essa parceria está em vigor desde o final de 2015, com alguns trabalhos publicados e outros submetidos, onde docente do PPG-DTECS já realizou o pós-doutorado com financiamento do CNPq, concluído em 2018. (Docente Josiane Palma Lima).

  • Universidade de Aveiro e Universidade do Minho (Portugal) – Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão (EEG), por intermédio do Prof. José António Cadima Ribeiro, sócio fundador da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR). Resultando em Parecerista e membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Estudos Regionais (http://www.apdr.pt/siteRPER/PT/conselho.html); Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento e textos publicados (em revistas indexadas e qualificada no qualis Capes; capítulos de livros e edição de dossiê). (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).

  • Universidade de Integração Latinoamericana UNILA em projeto coordenado por Ivan Dario Gómez, que já resultou em dois artigos científicos publicados em periódicos. (Docente Jesus Antonio Garcia Sanchez).

  • KTH Royal Institute of Technology de Stockholm. Início de parceria de pesquisa com o pesquisador Rafael Laurenti (Docente Jeniffer de Nadae)

  • Universidad Nacional de Colombia – parceria com a pesquisadora Tânia Pérez-Bustos, professora associada na Escuela de Estudios de Género, com orientação da mestranda Thábata Caroline Ferraz Alves, palestra sobre tecnologias de gênero e debates promovidos entre a Universidade colombiana e o PPG-DTECS. (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).

  • Concordia University –Canadá. Parceria e colaboração em pesquisas mediada por Shahin Hashtrudi Zad (Docente Antonio Carlos Zambroni de Souza).

  • Universidade Industrial de Santander (UIS) na Colômbia. Parceria e colaboração em projetos coordenados por Oscar Javier Begambre, com coorientação de trabalhos de mestrado e doutorado em andamento em medicina na área de Inteligência Artificial. Esta colaboração permitiu o intercâmbio de curta duração do aluno Heiler Lozada e a visita da professora Liliana García à UNIFEI, com organização do PPG-DTECS, onde foram realizados um workshop e uma palestra. (Docente Jesus Antonio Garcia Sanchez)

 

Cooperação Nacional

  • USP/SÃO CARLOS – Convênio firmado entre o Departamento de Transportes da EESC/USP com a UNIFEI para o credenciamento de orientador pleno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transporte e em estudo de Mobilidade Urbana Sustentável com o Prof. Antônio Nélson Rodrigues da Silva (Docente Josiane Palma Lima).

  • UFSJ, UFLA e UNIFEI em projeto que usa Simulação Baseada em Agentes, com a Prof. Roberta Alves, egressa do LogTranS e que nucleou nessas instituições Grupo de Pesquisa em Transporte, Inovação, Mobilidade e Sustentabilidade (TIMS). (Docentes Jeniffer de Nadae e Josiane Palma Lima).

  • POLI/USP, UNESP e UFCA – Universidade Federal do Cariri. Trabalhos em conjunto com pesquisadores das universidades (Professor Otávio José de Oliveira, Professora Marly Monteiro de Carvalho e Professora Rebeca Grangeiro) em temas relacionados com Desenvolvimento Regional Sustentável. (Docente Jeniffer de Nadae).

  • UNIFOR, UNIFESP, UFSCAR e UNIFAL – Parceria em elaboração e participação de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre pesquisadores no tema Aprimoramento de Cerâmicas Termoelétricas para Conversão de Energia: Aspectos Teóricos e Experimentais em soluções sustentáveis. (Docente Maria Virginia Gelfuso).

  • USP e UNIFEI – Parceria em projetos vinculados a metamateriais sísmicos coordenado por Rodrigo Paccola, com coorientação de trabalhos de mestrado e doutorado do Departamento de Estruturas SET/ESSC/USP (CAPES 7). (Docente Jesus Antonio Garcia Sanchez).

  • UFF – Universidade Federal Fluminense e UNIFEI. Trabalho conjunto sobre Emergências e Desastres, a partir de iniciativas do Professor Leandro Roberto Neves, com a publicação do livro “o lugar do desastre e os desastres dos lugares” (https://livrariacirkula.com.br/produto/9786589312970); e Curso de Extensão Diálogos Psicossociais. Emergências e Desastres (Ihttps://infes.uff.br/dialogos-psicossociais/). (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).

  • USP, UFC, UNIFEI e RPI(NY) – Parceria em projeto de pesquisa: Desenvolvimento de CT&I para o Setor de Transporte. Transporte 4.0: Impactos na Logística e Mobilidade Urbanas. (Docente Josiane Palma Lima).

 

Redes de colaboração

  • Rede Emíli@ (Rede Interdisciplinar Ibero-americana), Profª Magali dos Reis e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Interdisciplinar (GEPEI) da UNIFEI Profº Rogério Rodrigues. Promoção de estudos e pesquisas para dar visibilidade às condições de vida de crianças e jovens nos países partícipes da rede Emíli@. Questões relacionadas ao método de ensino e à crise na educação, com participação ainda de pesquisadores da Argentina (Mariela Losso – Universidade de Camahue); do México (Norma Del Río Lugo – Universidade Autônoma do México); da Espanha (Vicente LlorentBedmar – Universidade de Sevilha) e de Portugal (Maria Manuela Martinho Ferreira – Universidade do Porto). (Docentes Rogério Rodrigues e Denise Pereira de Alcântara Ferraz).

  • UMINHO – Universidade do Minho, UNIFEI, UFSCAR e EESC/USP: parceria que se mantem desde 2001, quando docente do programa realizou doutorado sanduíche em Portugal e como produto, a criação do PLURIS – que ocorre de dois em dois anos com a organização dos pesquisadores envolvidos. (Docentes Josiane Palma Lima e Jenifer de Nadae)

  • Programa de solidariedade na formação de professores/pesquisadores em Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste envolvendo o PPG-DTECS, a UniFATEA, FATEC (Brasil) e a UMINHO (Portugal). (Docentes Carlos Alberto Maximo Pimenta, Adilson da Silva Mello).

  • Participação na IET – The Institution of Engineering and Technology que é uma rede e instituição de engenharia profissional multidisciplinar que organiza periódicos, conferências entre outras atividades de colaboração e contempla expertises da área. (Docente Antonio Carlos Zambroni de Souza).

  • Rede de Pesquisadores que discutem Diversidade Cultural no Encontro de Estudos Multiculturais em Cultura – ENECULT [UFBA], a partir das ações do Observatório de Cultura com a colaboração de José Márcio de Barros (PUC/MG / UEMG / UFBA); José Rogério Lopes (In Memoriam – FURG-Universidade Federal de Rio Grande / UFT-Universidade Federal do Tocantins); Carlos Steil (UNIFESP/UFRGS); Monica Carniello; Suzana Ribeiro; Moacir dos Santos; Raquel Abdala; André Luiz da Silva (UNITAU); Thales Haddad Novaes de Andrade; Wilson Pedro (UFSCar); Gilson Queluz (UFTPR); Alex Pizzio (UFTO). (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).

  • Conselho Técnico-Cientifico da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e da Comissão de Biodiversidade, Poluição e Clima da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia(ASBAI). (Docente Marcelo de Paula Corrêa).

  • Rede Nacional de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil. Resultou em coletâneas, dossiê, encontros e GTs em eventos e projetos. (Docente e Carlos Alberto Maximo Pimenta Rogério Rodrigues).

  • Red Iberoamericana de Generación Distribuida y Microrredes Eléctricas Inteligentes (RIGMEI) Rede temática que conta com pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela e coordenado por Miguel Castillas na Espanha. Tem por objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto na área de micro redes inteligentes. (Docente Antonio Carlos Zambroni de Souza).

  • Rede Nacional de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade – SEDRES, com participação nas edições organizadas na Universidade Federal de Palmas, na Universidade de Taubaté e na Universidade Estadual da Paraíba.

  • Rede de apoio para pesquisadores brasileiros na Europa, grupo com sede na Universidad Autómona de Bracelona e coordenado pela doutoranda Viviam Campos (UFBA). (Docentes Carlos Alberto Maximo Pimenta, Adilson da Silva Mello e Viviane Guimarães Pereira).

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

Profa. Josiane Palma Lima

jplima@unifei.edu.br

COORDENAÇÃO ADJUNTA

Jeniffer

Profa. Jeniffer de Nadae

jeniffer.nadae@unifei.edu.br

Colegiado do Programa

Comissão de Bolsas

Secretaria

Rolar para cima
Ir para o conteúdo