Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Áreas de concentração:
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
A área de concentração que leva o mesmo nome do PPG-DTECS, enuncia o eixo aglutinador dos interesses de pesquisa do corpo docente e discente. Concentra, sobretudo, um conjunto de buscas por inovações e novas práticas investigativas, que impõem olhares no campo das pesquisas interdisciplinares considerando-se as relações entre desenvolvimento e tecnologias aplicada à sociedade. Fomenta o uso de metodologias com caráter interdisciplinar em suas diferentes facetas e possibilidades, estas relacionadas às pesquisas de inúmeras demandas e problemas socioculturais e socioeconômicos que extrapolam as áreas disciplinares do conhecimento.
Sob uma ótica mais ampla, a área de concentração tem como característica central o desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimento com caráter interdisciplinar, que acompanha a evolução tecnológica para tomada de decisões em benefício da sociedade. São propostos intercâmbios e trocas de experiências para a realização de estudos interdisciplinares que contribuam à compreensão dos problemas característicos de processos de desenvolvimento e tecnologias, com a finalidade de produzir reflexões políticas, socioculturais e econômicas, públicas ou privadas em função das contingências da atualidade mundial.
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: Desenvolvimento e Sociedade
Promove pesquisas a partir das relações entre desenvolvimento e sociedade, por meio das diferentes dinâmicas sociais em que estão presentes questões de vulnerabilidade, emprego, renda, gênero, raça, imaginário, educação, cultura, violência, organizações sociais, agricultura familiar e ruralidade. Tem o objetivo de compreender de forma articulada e interdisciplinar os saberes populares e científicos, em perspectivas de desenvolvimento apontadas pela sociedade através de suas organizações públicas e privadas.
Linha 2: Desenvolvimento e Tecnologias
Propõe estudos voltados para a investigação dos fenômenos e tecnologias associadas às questões de trabalho e saúde, ergonomia, construções sustentáveis, tecnologias sociais e artefatos, cidades sustentáveis, economia circular, mobilidade urbana e inclusão social, contribuindo para a inovação metodológica articulada com as oportunidades e desafios enfrentados por organizações públicas e privadas. Além disso, busca compreender o desenvolvimento científico-tecnológico, político, sociocultural e econômico e suas manifestações de comunicação, articulação, elaboração de políticas públicas para a ciência, tecnologia e inovação.
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado e Doutorado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Duração: 360/540 horas
- Campus: Itajubá
Coordenação
COORDENAÇÃO

Profa. Josiane Palma Lima
jplima@unifei.edu.br
COORDENAÇÃO ADJUNTA

Profa. Jeniffer de Nadae
jeniffer.nadae@unifei.edu.br
Colegiado do Programa
- Profa. Josiane Palma Lima
- Profa. Jeniffer de Nadae
- Prof. Adilson da Silva Mello
- Prof. Carlos Alberto Máximo Pimenta
- Prof. Jesús Antonio García Sánchez
Comissão de Bolsas
- Profa. Josiane Palma Lima
- Prof. Adilson da Silva Mello
- Profa. Jeniffer de Nadae
- Profa. Viviane Guimarães Pereira
Secretaria
- Valdíveo Ferreira Campos Filho
- Atendimento presencial: Segunda a Sexta-feira
- posgrad.iepg@unifei.edu.br
- (35) 3629-1719 (Telefone fixo e WhatsApp)