Cooperações
Os pesquisadores do programa possuem parcerias e dialogam com pesquisadores de universidades, associações e redes de colaboração de diversos lugares, nacionais e internacionais, as mais atuais a saber:
Cooperação Internacional
Université du Québec à Trois-Rivières, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) e UNIFEI projeto que trata da Influência das Barreiras à Comunicação e à Gestão do Conhecimento no Sucesso dos Projetos Complexos: Uma Análise Cross Country. (Docente Jeniffer de Nadae)
UTAD – Convênio firmado entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real – Portugal) com a UNIFEI com a finalidade de estabelecer as bases para a cooperação mútua entre a UNIFEI e a UTAD , a fim de promover o desenvolvimento da educação e da cultura em nível geral e, em particular, o desenvolvimento do ensino superior, pesquisa científica e inovação tecnológica em especial entre os alunos de graduação dos cursos de Administração (e engenharias afins) e alunos de pós-graduação dos cursos PPG-DTECS e PPG-MPA. (Docente Carlos Alberto Máximo Pimenta e demais docentes do PPG-DTECS).
Universidade do Minho (Portugal) Cooperação e integração com investigadores do Instituto de Ciências Sociais, por meio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), especificamente com: Edson Capoano; Pedro Rodrigues Costa, Manoel Gama CECS / Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (Docente Carlos Alberto Máximo Pimenta).
Universidade de Cabo Verde (UniCV) – Colaboração com investigadores de Ciências Sociais a partir do “II Colóquio Internacional – Ciências Sociais e disrupções globais: desafios, reposicionamentos e possibilidades de novas respostas”, tendo como interlocutora Maria Celeste Monteiro Fortes (UniCV-Universidade de Cabo Verde). (Docentes Adilson da Silva Mello e Carlos Alberto Maximo Pimenta).
CentraleSupélec da Université Paris-Saclay (Paris, France), no Laboratoire Génie Industriel (LGI), coordenado pelo Prof. Bernard Yannou, que se dedica a investigar indicadores de Economia Circular. Essa parceria está em vigor desde o 2021, que começou com um estágio de uma aluna de doutorado do LogTrans, cujos resultados positivos propiciaram o desenvolvimento de um projeto em conjunto que estuda indicadores para Cidades Circulares e Sustentáveis no Brasil e na França. (Docentes: Jeniffer de Nadae e Josiane Palma Lima)
Université de Lille, ULILLE, França. Parceria em projeto pesquisa e atividades de pesquisa, visita técnica sobre o tema sustentabilidade e saúde, medidas de radiação UV e poluição do ar para avaliação da expossoma da pele na região norte da França. (Docente Marcelo de Paula Corrêa).
Rensselaer Polytechnic Institute (RPI, New York, USA), no Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems (CoE-SUFS), coordenado pelo Prof. José Holguin-Veras. Essa parceria está em vigor desde o final de 2015, com alguns trabalhos publicados e outros submetidos, onde docente do PPG-DTECS já realizou o pós-doutorado com financiamento do CNPq, concluído em 2018. (Docente Josiane Palma Lima).
Universidade de Aveiro e Universidade do Minho (Portugal) – Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão (EEG), por intermédio do Prof. José António Cadima Ribeiro, sócio fundador da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR). Resultando em Parecerista e membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Estudos Regionais (http://www.apdr.pt/siteRPER/PT/conselho.html); Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento e textos publicados (em revistas indexadas e qualificada no qualis Capes; capítulos de livros e edição de dossiê). (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).
Universidade de Integração Latinoamericana UNILA em projeto coordenado por Ivan Dario Gómez, que já resultou em dois artigos científicos publicados em periódicos. (Docente Jesus Antonio Garcia Sanchez).
KTH Royal Institute of Technology de Stockholm. Início de parceria de pesquisa com o pesquisador Rafael Laurenti (Docente Jeniffer de Nadae)
Universidad Nacional de Colombia – parceria com a pesquisadora Tânia Pérez-Bustos, professora associada na Escuela de Estudios de Género, com orientação da mestranda Thábata Caroline Ferraz Alves, palestra sobre tecnologias de gênero e debates promovidos entre a Universidade colombiana e o PPG-DTECS. (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).
Concordia University –Canadá. Parceria e colaboração em pesquisas mediada por Shahin Hashtrudi Zad (Docente Antonio Carlos Zambroni de Souza).
Universidade Industrial de Santander (UIS) na Colômbia. Parceria e colaboração em projetos coordenados por Oscar Javier Begambre, com coorientação de trabalhos de mestrado e doutorado em andamento em medicina na área de Inteligência Artificial. Esta colaboração permitiu o intercâmbio de curta duração do aluno Heiler Lozada e a visita da professora Liliana García à UNIFEI, com organização do PPG-DTECS, onde foram realizados um workshop e uma palestra. (Docente Jesus Antonio Garcia Sanchez)
Cooperação Nacional
USP/SÃO CARLOS – Convênio firmado entre o Departamento de Transportes da EESC/USP com a UNIFEI para o credenciamento de orientador pleno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transporte e em estudo de Mobilidade Urbana Sustentável com o Prof. Antônio Nélson Rodrigues da Silva (Docente Josiane Palma Lima).
UFSJ, UFLA e UNIFEI em projeto que usa Simulação Baseada em Agentes, com a Prof. Roberta Alves, egressa do LogTranS e que nucleou nessas instituições Grupo de Pesquisa em Transporte, Inovação, Mobilidade e Sustentabilidade (TIMS). (Docentes Jeniffer de Nadae e Josiane Palma Lima).
POLI/USP, UNESP e UFCA – Universidade Federal do Cariri. Trabalhos em conjunto com pesquisadores das universidades (Professor Otávio José de Oliveira, Professora Marly Monteiro de Carvalho e Professora Rebeca Grangeiro) em temas relacionados com Desenvolvimento Regional Sustentável. (Docente Jeniffer de Nadae).
UNIFOR, UNIFESP, UFSCAR e UNIFAL – Parceria em elaboração e participação de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre pesquisadores no tema Aprimoramento de Cerâmicas Termoelétricas para Conversão de Energia: Aspectos Teóricos e Experimentais em soluções sustentáveis. (Docente Maria Virginia Gelfuso).
USP e UNIFEI – Parceria em projetos vinculados a metamateriais sísmicos coordenado por Rodrigo Paccola, com coorientação de trabalhos de mestrado e doutorado do Departamento de Estruturas SET/ESSC/USP (CAPES 7). (Docente Jesus Antonio Garcia Sanchez).
UFF – Universidade Federal Fluminense e UNIFEI. Trabalho conjunto sobre Emergências e Desastres, a partir de iniciativas do Professor Leandro Roberto Neves, com a publicação do livro “o lugar do desastre e os desastres dos lugares” (https://livrariacirkula.com.br/produto/9786589312970); e Curso de Extensão Diálogos Psicossociais. Emergências e Desastres (Ihttps://infes.uff.br/dialogos-psicossociais/). (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).
USP, UFC, UNIFEI e RPI(NY) – Parceria em projeto de pesquisa: Desenvolvimento de CT&I para o Setor de Transporte. Transporte 4.0: Impactos na Logística e Mobilidade Urbanas. (Docente Josiane Palma Lima).
Redes de colaboração
Rede Emíli@ (Rede Interdisciplinar Ibero-americana), Profª Magali dos Reis e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Interdisciplinar (GEPEI) da UNIFEI Profº Rogério Rodrigues. Promoção de estudos e pesquisas para dar visibilidade às condições de vida de crianças e jovens nos países partícipes da rede Emíli@. Questões relacionadas ao método de ensino e à crise na educação, com participação ainda de pesquisadores da Argentina (Mariela Losso – Universidade de Camahue); do México (Norma Del Río Lugo – Universidade Autônoma do México); da Espanha (Vicente LlorentBedmar – Universidade de Sevilha) e de Portugal (Maria Manuela Martinho Ferreira – Universidade do Porto). (Docentes Rogério Rodrigues e Denise Pereira de Alcântara Ferraz).
UMINHO – Universidade do Minho, UNIFEI, UFSCAR e EESC/USP: parceria que se mantem desde 2001, quando docente do programa realizou doutorado sanduíche em Portugal e como produto, a criação do PLURIS – que ocorre de dois em dois anos com a organização dos pesquisadores envolvidos. (Docentes Josiane Palma Lima e Jenifer de Nadae)
Programa de solidariedade na formação de professores/pesquisadores em Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste envolvendo o PPG-DTECS, a UniFATEA, FATEC (Brasil) e a UMINHO (Portugal). (Docentes Carlos Alberto Maximo Pimenta, Adilson da Silva Mello).
Participação na IET – The Institution of Engineering and Technology que é uma rede e instituição de engenharia profissional multidisciplinar que organiza periódicos, conferências entre outras atividades de colaboração e contempla expertises da área. (Docente Antonio Carlos Zambroni de Souza).
Rede de Pesquisadores que discutem Diversidade Cultural no Encontro de Estudos Multiculturais em Cultura – ENECULT [UFBA], a partir das ações do Observatório de Cultura com a colaboração de José Márcio de Barros (PUC/MG / UEMG / UFBA); José Rogério Lopes (In Memoriam – FURG-Universidade Federal de Rio Grande / UFT-Universidade Federal do Tocantins); Carlos Steil (UNIFESP/UFRGS); Monica Carniello; Suzana Ribeiro; Moacir dos Santos; Raquel Abdala; André Luiz da Silva (UNITAU); Thales Haddad Novaes de Andrade; Wilson Pedro (UFSCar); Gilson Queluz (UFTPR); Alex Pizzio (UFTO). (Docente Carlos Alberto Maximo Pimenta).
Conselho Técnico-Cientifico da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e da Comissão de Biodiversidade, Poluição e Clima da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia(ASBAI). (Docente Marcelo de Paula Corrêa).
Rede Nacional de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil. Resultou em coletâneas, dossiê, encontros e GTs em eventos e projetos. (Docente e Carlos Alberto Maximo Pimenta Rogério Rodrigues).
Red Iberoamericana de Generación Distribuida y Microrredes Eléctricas Inteligentes (RIGMEI) Rede temática que conta com pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela e coordenado por Miguel Castillas na Espanha. Tem por objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto na área de micro redes inteligentes. (Docente Antonio Carlos Zambroni de Souza).
Rede Nacional de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade – SEDRES, com participação nas edições organizadas na Universidade Federal de Palmas, na Universidade de Taubaté e na Universidade Estadual da Paraíba.
Rede de apoio para pesquisadores brasileiros na Europa, grupo com sede na Universidad Autómona de Bracelona e coordenado pela doutoranda Viviam Campos (UFBA). (Docentes Carlos Alberto Maximo Pimenta, Adilson da Silva Mello e Viviane Guimarães Pereira).
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado e Doutorado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Duração: 360/540 horas
- Campus: Itajubá
Coordenação
COORDENAÇÃO

Profa. Josiane Palma Lima
jplima@unifei.edu.br
COORDENAÇÃO ADJUNTA

Profa. Jeniffer de Nadae
jeniffer.nadae@unifei.edu.br
Colegiado do Programa
- Profa. Josiane Palma Lima
- Profa. Jeniffer de Nadae
- Prof. Adilson da Silva Mello
- Prof. Carlos Alberto Máximo Pimenta
- Prof. Jesús Antonio García Sánchez
Comissão de Bolsas
- Profa. Josiane Palma Lima
- Prof. Adilson da Silva Mello
- Profa. Jeniffer de Nadae
- Profa. Viviane Guimarães Pereira
Secretaria
- Valdíveo Ferreira Campos Filho
- Atendimento presencial: Segunda a Sexta-feira
- posgrad.iepg@unifei.edu.br
- (35) 3629-1719 (Telefone fixo e WhatsApp)